Justin Drew Bieber, com atualmente 21 anos, ou apenas Justin Bieber, é um cantor canadense de R&B pop.
Nascido no dia 1 de março de 1994, na pequena cidade de Stratford, Ontario, no Canadá, é filho de Pattie Mallette e Jeremy Bieber. Justin passou maior parte do tempo junto à mãe, que segundo ele é uma de suas inspirações, e de seus avôs maternos, Diane e Bruce Dale.

Durante a infância, em volta dos dois anos de idade, o garoto começou a mostrar profundo interesse pela música, prova disso são os vídeos do mesmo ainda quando criança, em que ele aparece fazendo som usando mobílias de sua própria casa. Segundo Pattie, Justin costumava freqüentar a igreja junto a ela para treinar alguns instrumentos musicais, um deles sendo a bateria, uma das maiores paixões do astro.

Mais tarde, em 2006, com apenas 12 anos, o adolescente deu um passo importante em sua carreira, talvez uma das coisas que o levariam a ascensão do sucesso atual: o concurso Stratford Idol, versão canadense do American Idol. Embora todos os outros concorrentes tivessem frequentado aulas de canto com ilustres professores, em exceto Bieber, isso não foi motivo para levar o garoto à desistência, chegando a ficar entre os três finalistas da competição.

Já no fim de 2007, criou uma conta no YouTube com o nome de Kidrauhl, onde postava seus vídeos de apresentações musicais para enviá-los a familiares e amigos que moravam longe. No canal, é possível perceber que Bieber fazia o uso de seus cantores favoritos para covers, tais como Alicia Keys, Michael Jackson, Justin Timberlake e Chris Brown. O que não se passava pela cabeça de Justin até então, é que a pequena ação de postar suas próprias criações, o levaria a ser reconhecido nos quatro cantos do mundo, tudo isso graças a Scooter Braun, seu atual empresário.

Scooter na época era ex-executivo de marketing da empresa So So Def Recodings, e assistando a um dos vídeos de Bieber, decidiu entrar em contato com a família do jovem, tendo “sim” como resposta depois de muito tempo de insistência. Braun levou Justin para Atlanta, nos Estados Unidos, mudança radical para quem morava na pequena Stratford, com pouco mais de 30 mil habitantes. Foi lá o ambiente para o encontro de JB e Usher, no pátio da gravadora Island Records, de L.A Reid, que mais tarde, em outubro de 2008, se veria assinando contrato com Justin Bieber.

No início de 2014, Justin, ainda com 19 anos, teve sua carreira marcada após ser preso ao fazer um racha junto de Khalil Sharieff nas ruas de Miami Beach, na Flórida; o cantor, que teve de pagar uma fiança de US$ 2.500, estava dirigindo sob efeito do álcool e com a carteira de motorista vencida.

Além deste episódio, o astro teen já se envolveu em outros problemas na justiça, como ter sido acusado de jogar 20 ovos na casa de seu vizinho em Los Angeles, na Califórnia.

cdsbieber

Carreira musical

Seu álbum de estréia foi o My World, contando com canções como One Time, chegando a ganhar certificado de platina em países como Estados Unidos e Canadá, também alcançando o top20 das paradas musicais em diversos países, incluindo a Europa. Na época, o cantor chegou a realizar uma pequena turnê promocional para promover a música em várias estações de rádio norte-americanas. Além de One Time, o CD incluiu faixas exclusivas como Favorite Girl, Down To Earth, Bigger, One Less Lonely Girl, First Dance (com Usher), Love Me e Common Denominator. “One Time” alcançou a décima segunda posição na Canadian Hot 100 durante sua primeira semana de estréia, em julho de 2009, e tomou o vigésimo lugar na lista Billboard Hot 100.

Tempo depois, o cantor lançou seu segundo projeto, My World 2.0. Desta vez, incluindo as canções Baby (com Ludacris), Somebody To Love, Stuck in the Moment, U Smile, Runaway Love, Never Let You Go, Overboard, Eenie Meenie (com Sean Kingston), Up, e That Should Be Me. O single Baby se tornou a canção marca de Justin, chegando a competir com Bad Romance, de Lady GaGa, nas visualizações do YouTube, e é considerado o vídeo mais assistido da história do site. “Baby” vendeu mais de 6,4 milhões de downloads e esteve entre os sucessos mais vendidos de 2010, de acordo com ranking feito pelo site IFPI, além de estar no top10 da França, Reino Unido, Nova Zelândia e Irlanda.

Tanto sucesso, levou o cantor a fazer parte de seu próprio documentário. Never Say Never, dirigido por Jon Chu, conta a trajetória do astro desde Kidrauhl até uma das celebridades mais reconhecidas e consagradas do mundo atual. No momento, Justin possui os álbuns My World, My World 2.0, My Worlds Acoustic e Never Say Never: The Remixes, – um box com as faixas mais reconhecidas do astro, remixadas e com participações especiais.

Um álbum que não pode ser esquecido é Under The Mistletoe; O álbum, lançado no fim de 2011, além da canção Pray, contém 14 músicas natalinas e conta com a participação de cantores como Boyz II Men, Mariah Carey, Busta Rhymes e Band Perry.

Já no ano de 2012, o canadense lançou um novo álbum de músicas exclusivas, Believe. Um mix com 15 músicas exclusivas contando com a participação de nomes do hip-hop contemporâneo. Um CD campeão de vendas e downloads ao redor do mundo, incluindo o Brasil.

No começo de 2013, Bieber lançou o Believe Acoustic, seu segundo CD acústico, composto por onze faixas, sendo oito delas já cantadas no seu albúm anterior e 3 exclusivas. O CD recebeu inúmeros elogios pelo fato de Justin expor sua voz perfeitamente sem precisar do uso de recursos e transformar músicas consideradas de baladas, em uma espécie de R&B mais lento.

Ainda em 2013, o canadense quis inovar e começou a divulgar uma música nova a cada semana, juntando a maioria no CD digital Journals, lançado no final do ano, contando com os singles All That Matters e Confident.

Atualmente, o astro está trabalhando em um projeto acústico com Cody Simpson, e já revelou que irá lançar um álbum com o cantor no ano de 2014.

myworldbelievetour

 Turnês

A primeira delas ganhou o nome de My World Tour e teve início no dia 23 de junho de 2010, em Connecticut, nos Estados Unidos. Divulga ampliamente os trabalhos de Justin Bieber nos álbuns My World e My World 2.0, contando com enorme estruturação de palco, contando com a presença de estrelas como Sean Kingston e Jessica Jarrell (apenas na primeira parte da turnê). A música de abertura do espetáculo é Love Me, uma das principais do cantor. Neste momento, o palco é coberto por fumaça e um imenso globo sobe à arena, levando fãs a loucura. Em outras canções, Justin faz o uso de materiais especiais, exemplo disso é a estrutura metálica em formato de coração durante a performance de Favorite Girl.

Foram realizados, no total, 130 shows. Sua última parada foi a América Latina, dando destaque ao Brasil, onde o cantor realizou 5 grandes shows, suportando aproximadamente 58 mil fiéis em cada arena. A turnê teve seu término em 19 de Outubro de 2011, na Venezuela.

Sua segunda turnê mundial, ganhou o nome de Believe Tour e teve início no dia 29 de Setembro de 2012, em Glendale, nos Estados Unidos. O espetáculo consiste, principalmente, em divulgar o albúm Believe e seus principais hits. Os shows mostram o amadurecimento de Justin como cantor e dançarino, mas ainda mostra a grande presença de palco que o cantor tem. São usadas estruturas onde o canadense passa por cima de seu público, durante as performances de Fall e Be Alright. Sem contar o momento onde Bieber dá a chance de seus fãs relembrarem sua antiga turnê, dançando e cantando sucessos como One Time e Somebody To Love. A turnê tem em um total, 155 shows, passando por todas as partes do mundo, incluindo a África, local onde o cantor não havia passado na anterior, e o Brasil, onde teve o show de São Paulo marcado por ter saído do palco sem cantar o hit Baby.

A turnê, ocupa atualmente a quinta posição entre as melhores turnês da Pollstar, e teve seu término no dia 8 de Dezembro de 2013, em Perth, na Austrália, ganhou um filme com o mesmo titulo lançado no Natal de 2013, no qual mostra um pouco mais da vida do astro tanto nos palcos, como na vida pessoal.

premiaçoes

Conquistas em premiações

Entre os anos de 2009/2010/2011/2012, Justin Bieber esteve presente em importantes premiações da música internacional que foram marcantes em sua carreira, tais como Golden Globe Awards, Teen Choice Awards, American Music Awards, Video Music Awards entre inúmeras outras.  No ano de 2013, Bieber ganhou prêmios no Kids’ Choice Awards, MuchMusic Video Awards, Billboard Music Awards entre outros.

Atualmente, aos 20 anos de idade, o cantor possui em sua estante, uma coleção de troféus invejável a qualquer artista, com mais de 170 indicações, e um total de mais de 124 prêmios vencidos. Mesmo com tudo isso, com uma legião de fãs que estão sempre presentes e com uma juventude marcada pelo estrondoso sucesso, ele garante: está apenas começando.